Exibir:
  1. 12
  2. 24
  3. 36
Encontrados: 1-12 de 13
Ordenar Por:

AMAZÔNIA ANCESTRAL

12 Item(s)
Exibir:
  1. 12
  2. 24
  3. 36
Encontrados: 1-12 de 13
  1. 1
  2. 2

AMAZÔNIA ANCESTRAL

Amazônia Ancestral (AMA) é sobre a alma da floresta e as coisas que protegem. É um projeto artístico que pesquisa os objetos, técnicas e estética antigas dos povos da mata. A idealizadora da marca Cristiane Martins (natural de Belém do Pará), usa ancestralidade, design e arte para criar joias autorais que provocam diálogos entre o passado e o presente da Amazônia. Para isso, nas suas criações agrega os conteúdos da Arqueologia, sua formação acadêmica.

A principal matéria-prima da artista é a madeira (associada a Prata 950), seja no formato da marchetaria com peles de árvores (lâminas de madeiras), e mais recentemente, a madeira escavada (em alusão aos gestos primais das escavações na terra).

Aprendeu a marchetaria em Rio Branco, no Acre, onde viveu por 7 anos. A AMA nasceu em 2018 no ventre da Amazônia ocidental durante suas imersões nos círculos de mulheres e sagrado feminino do Centro de Ancestralidade A Casinha do Acre, e em rituais com as medicinas tradicionais dos povos indígenas. Essas vivências indicaram outras direções e olhares para seus estudos sobre a ancestralidade amazônica: a magia de se adornar com os elementos da natureza.

Tendo retornado para sua terra natal em 2019, conheceu de perto outros mestres artesãos e técnicas e se apaixonou pela arte – também ancestral, de desenhar na madeira maciça. Segundo a artífice arqueóloga (como gosta de se denominar atualmente), criar a partir da Amazônia é ser atravessada pela energia e força de uma floresta tão antiga quanto os seres que habitam as árvores, ervas, os bichos e as águas.

INSTAGRAM: @AMAZONIAANCESTRAL